A Ásia está localizada a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, no oriente, o continente está situado no hemisfério norte. De todos os continentes existentes a Ásia se estabelece como o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.
Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte Oceano Glacial Ártico, ao sul Oceano Índico, a leste Oceano Pacífico, a oeste Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.
Além de ser o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles:
- China (1,3 bilhões habitantes),
- Índia (1,1 bilhão),
- Indonésia (234 milhões),
- Paquistão (169 milhões),
- Bangladesh (150 milhões),
- Japão (127 milhões).
O produto da soma de todos os paises citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.
Devido a sua extensão territorial, o continente abrange diversas características naturais, econômicas e culturais.
Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (Onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão).
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Ilhas e penínsulas
Às margens das costas asiáticas há um sem-número de pequenas e grandes ilhas, como Sri Lanka e Bornéu, e arquipélagos como os do Japão, Filipinas, Indonésia, Molucas ou sudoeste da Ásia. Além disso, nas costas asiáticas recortam-se grandes penínsulas como as da Coréia, da Indochina, da Índia (com o golfo de Bengala), a Arábica (com o golfo de Áden e o golfo Pérsico) e a da Ásia Menor. A maior parte das terras asiáticas está entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. As diferenças de altitude e de latitude podem explicar os grandes contrastes de paisagens na Ásia.
Paisagens naturais
As paisagens asiáticas formam um painel complexo de diferentes fisionomias. Englobam desde as mais altas montanhas do mundo, na cordilheira do Himalaia, até vastas planícies na Sibéria Ocidental, entre os montes Urais e o Rio Yeniséi, com sua vegetação de estepes. Os grandes vales férteis dos rios asiáticos propiciam uma paisagem altamente aproveitada pela atividade agrícola
Áreas férteis
A planície aluvial da Mesopotâmia, banhada pelos rios Eufrates e Tigre, é uma região rica e fértil. A região de Bengala é uma vasta planície tropical, na qual a desembocadura dos rios Brahmaputra, Ganges, Meghna e Tista constitui o maior delta do mundo. Os arquipélagos da Indonésia compõem belas paisagens equatoriais, com grande atividade vulcânica.
Áreas desérticas
A paisagem desértica ocupa quatro grandes extensões na Ásia: o planalto de Gobi, na Ásia Central, que forma um dos maiores desertos do mundo, com mais de 1 milhão de km²; e a seguir o deserto chinês de Takla Makan, o Arábico e o de Thar, entre o Paquistão e a Índia. A região plana de Karakumy, no Turcomenistão, apresenta uma extensão semidesértica de pedras e areias negras.
Relevo e hidrografia
O relevo da Ásia é marcado pela instabilidade, pois nesse continente estão as diversas linhas de contato entre as placas tectônicas, onde ocorrem os abalos sísmicos e as atividades vulcânicas. Encontramos dobramentos modernos, planaltos antigos e planícies de sedimentação fluvial.
Montanhas e planaltos
Na região central destacam-se uma zona de planaltos e outra de cordilheiras. Entre as montanhas está a cordilheira do Himalaia, onde se localiza o monte Everest, de 8.848 m, o mais alto do mundo. Junto ao Himalaia, estende-se a área conhecida como 'telhado do mundo', com mais de 6.000 m de altitude, abrangendo os planaltos de Pamir e Tibete. Existem outros planaltos mais antigos, como o da Arábia e o do Decão.
As formações rochosas jovens encontram-se sobre as costas orientais e sul-orientais, com intensa atividade sísmica e vulcânica, nos arquipélagos do Japão,
Filipinas e Indonésia.
Planícies
As planícies estão ligadas às bacias hidrográficas. A planície da Mesopotânia (rios Tigre e Eufrates) fica no Iraque; a planície Indo-Gangética (rios Indo e Ganges) ocupa o norte da Índia; a planície da China é atravessada pelos rios Huang-Ho e Tang-Tsé Kiang; o rio Amur atravessa a planície da Manchúria e os rios Ob, Lena e Ienessei percorrem a planície da Sibéria.
A Ásia possui também grandes lagos, que formam bacias hidrográficas fechadas. Os mais importantes são o mar Cáspio (o maior lago salgado do mundo),
o mar de Aral, o Baikal e o Morto.
Clima e vegetação
Alguns fatores explicam a variedade de climas e de vegetação do continente asiático: a posição geográfica (quase todo território na Zona Temperada do Norte), a disposição do relevo que dificulta a circulação das massas de ar, e as altas altitudes do relevo.
Climas equatoriais e tropicais
Na Indonésia, Malásia e sul das Filipinas, domina o clima equatorial (quente e úmido) e a floresta equatorial. O clima tropical ocorre nas penínsulas do Decão, da Indochina e Filipinas. A vegetação típica é a floresta tropical (jungle). O clima tropical de monções é típico dessa área. Ele apresenta duas estações bem definidas: o verão chuvoso e o inverno quente.
Climas temperados e subtropicais
Os climas e florestas temperados ocorrem ao norte do Trópico de Câncer e podem ser do tipo continental ou oceânico. O clima subtropical aparece em duas variedades: subtropical úmido (leste da China) e subtropical mediterrâneo (litoral da Síria, Líbano e Israel).
Climas secos
Na Ásia, temos vários desertos: da Arábia, de Gobi (Mongólia), de Neguev (Israel), de Thar (Índia). No Oriente Médio e no noroeste da China predominam climas áridos e semi-áridos.
Climas gélidos
No norte do continente, encontramos os climas frio e subpolar, com vegetação de coníferas e tundra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário